Carregando..

A Princesa de Aljustrel


13.50



Categoria: LITERATURA \ INFANTIL E JUVENIL
ISBN: 9788498715316
Editora: OQO PT
Autor: Patacrúa
Edição: 05-2016
Páginas: 36
Encadernação: Capa dura
Dimensões: 255 x 240 x 10 mm
Peso: 0,488 (Kg)

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

«E isto o que é? Este é o gato que agarrou a pega que roubou o anel da Princesa de Aljustrel... E isto o que é?» "

A Princesa de Aljustrel" é um conto acumulativo clássico, adaptado no desenlace e na forma de apresentação e que recolhe os elementos mais típicos das séries que aparecem na Europa: gato, cão, pau, lume, água... Com este tipo de contos, as crianças aprendem a ver relações, a estabelecer conexões, generalizações e a prever. Partimos da apresentação da personagem que dá título à obra de um acontecimento narrado através de uma frase breve: “Esta é a pega que roubou o anel da princesa de Aljustrel.”
A esta acção vão-se acrescentando, de uma forma matemática, outras novas. O elemento desaparecido constitui o fio condutor da história e propicia um desenlace feliz, fechando o ciclo de maneira circular e restabelecendo a ordem do princípio do conto: “Este é o pastor que encontrou o anel e ganhou um beijo da Princesa de Aljustrel.” A repetição de acontecimentos propiciará também a memorização do texto. Em muitas versões, a acumulação termina com a representação da morte sob variadas formas (faca, carniceiro...). Similares são as séries encontradas noutros contos de fórmula que surgem no Norte da Europa: cofre, chave, corda, rato, gato, pau, machado, ferreiro... Em todos eles, a rapidez da acção facilita o seguimento da sequência; para além disso, o rápido decurso dos acontecimentos é apresentado numa estrutura que joga com a curiosidade do receptor, para atrair o interesse ao máximo e favorecer o desenvolvimento da compreensão, imaginação e sentido de estética.
Javier Solchaga oferece-nos uma especial proposta de ilustração tridimensional, elaborada a partir de elementos reciclados (garrafas, madeira, pedras, arame...). O jogo compositivo e de iluminação com que nos surpreende a fotografia confere um valor acrescido ao livro.
O ilustrador apresenta objectos e personagens (anel, pano, pau...) de um ângulo impossível, para que o leitor tente adivinhar o sujeito protagonista da seguinte acção. Texto e imagem complementam-se num conto que revela outros pontos de vista e desperta a imaginação dos mais pequenos.

Continente:

0,000 até 0,999 kg - 4,20

1 kg até 4,999 kg - 4,40

5 kg até 9,999 kg - 4,70

10 kg ate 19,999 kg - 4,85

20 kg até 30 kg - 4,90

 

Ilhas:

0,000 até 1,999 kg - 10,07

2 kg até 4,999 kg - 11,37

5 kg até 9,999 kg - 13,90

10 kg até 19,999 kg - 21,78

20 kg até 30 kg - 28,53

 

Europa:

0,000 até 0,999 kg - 8,37

1 kg até 1,999 kg - 10,47

2 kg ate 2,999 kg - 17,57

3 kg até 3,999 kg - 21,26

4 kg até 4,999 kg - 24,95

 

Resto do Mundo:

0,000 até 0,999 kg - 15,27

1 kg até 1,999 kg - 24,45

2 kg ate 2,999 kg - 42,02

3 kg até 3,999 kg - 54,20

4 kg até 4,999 kg - 66,37

 

Tudo o que for a mais em peso " sobre consulta "

Artigos Relacionados